Pesquisa Marcas de Franchising

Conceitos franchising

Franchising: conceitos básicos

Alguns dos principais conceitos que se devem conhecer para entrar no sistema de franquicia. + Ver Mais.

Franchisings USA

Os Estados Unidos da América são por excelência o berço do franchising. Do outro lado do Atlântico chegaram ao longo de várias décadas uma série de conceitos de negócio em franchising, actualmente líderes mundiais, e também estratégias de mercado cujo sucesso criou a necessidade de as aplicar a outras partes do mundo.

Os Estados Unidos da América são por excelência o berço do franchising. Do outro lado do Atlântico chegaram ao longo de várias décadas uma série de conceitos de negócio, actualmente líderes mundiais, e também estratégias de mercado cujo sucesso criou a necessidade de as aplicar a outras partes do mundo.

Não é pois de estranhar que os mercados de franchising mais desenvolvidos procurem nos Estados Unidos um novo campo de actuação e olhem para a sua tradição nos negócios um exemplo a seguir. Tracemos aqui um perfil das estratégias de franchising oriundas da terra do tio Sam e que são hoje adoptadas no dia-a-dia da gestão dos negócios, também em Portugal.

EUA em números

Actualmente o país conta com mais de 2.500 empresas a funcionar em regime de franchising, prevendo-se que o sector gere em 2010 mais de mil milhões de euros (dois mil milhões de dólares), tornando-se este mercado uma montra de tendências às quais os mercados internacionais devem estar atentos, sob forma de antecipar o comportamento do franchising nos seus próprios países.

O líder como rosto da empresa

Em épocas de recessão é importante transmitir confiança dentro das empresas. Muitas delegam numa pessoa essa responsabilidade, sendo esta pessoa o rosto do que se passa dentro do seu núcleo empresarial. É no fundo alguém a quem recorrer, a qualquer momento, e a sua imagem representa os valores da própria empresa.

Flexibilidade

Os mais recentes conceitos de negócio franchisados adoptam uma estratégia de flexibilidade para chegar a todos os empreendedores. Quer isto dizer que adoptam modelos como o part-time, uma forma de facilitar a conciliação trabalho/família. Muitas empresas estão actualmente a apostar neste tipo de políticas de contratação, uma mais-valia do sistema de franchising, pois oferece autonomia económica e de gestão ao franchisado.

Trabalhar sem loja

Outra tendência consiste nas franquias que apresentam a opção de funcionamento sem ser necessário haver um espaço físico, ou seja, loja, inclusivamente dando a oportunidade de trabalhar a partir de casa. A dificuldade de financiamento e os custos relacionados com o aluguer de um espaço levam a que muitas pessoas pensem muito bem antes de investir num negócio. Existem muitos conceitos actualmente que proporcionam esta hipótese.

Negócios low cost

No actual cenário esta é a melhor solução para investidores com menos possibilidades económicas. O mercado de franchising oferece um leque de oportunidades verdadeiramente acessíveis para os investidores nacionais, vocacionadas para o auto-emprego e abrangendo diversos sectores.

O emergente papel da mulher

Tal como nos Estados Unidos, existe em Portugal uma tendência crescente de investimento no feminino, em sectores como o de moda, estética e em muitos outros.

Novos Franchisings

Artigos

O início de uma grande caminhada começa com pequenos passos

Quando uma empresa decide crescer, através do sistema de franchising, encontra naturalmente uma série de obstáculos, os quais tem que saber enfrentar com firmeza e determinação, para que os sonhos não se transformem em pesadelos. Que regras devem seguir? Que aspectos a ter em conta?

Ler mais...

Perguntas que devem ser feitas antes de investir numa franchising

Antes de investir num franchising deve fazer um estudo sobre o que você quer, o que tem, o que pode fazer, e observar cuidadosamente quais os benefícios que podem ser obtidos através desta nova oportunidade de negócio. A consultora BeFranquicia diz-lhe 5 perguntas que deve fazer a si próprio antes de comprar um franchising.

Ler mais...