Franchising de sucesso

PESQUISAR FRANCHISINGS

DESTACADOS

Conceitos franchising

Franchising: conceitos básicos

Alguns dos principais conceitos que se devem conhecer para entrar no sistema de franquicia. + Ver Mais.

Franchisings USA

Os Estados Unidos da América são por excelência o berço do franchising. Do outro lado do Atlântico chegaram ao longo de várias décadas uma série de conceitos de negócio em franchising, actualmente líderes mundiais, e também estratégias de mercado cujo sucesso criou a necessidade de as aplicar a outras partes do mundo.

Os Estados Unidos da América são por excelência o berço do franchising. Do outro lado do Atlântico chegaram ao longo de várias décadas uma série de conceitos de negócio, actualmente líderes mundiais, e também estratégias de mercado cujo sucesso criou a necessidade de as aplicar a outras partes do mundo.

Não é pois de estranhar que os mercados de franchising mais desenvolvidos procurem nos Estados Unidos um novo campo de actuação e olhem para a sua tradição nos negócios um exemplo a seguir. Tracemos aqui um perfil das estratégias de franchising oriundas da terra do tio Sam e que são hoje adoptadas no dia-a-dia da gestão dos negócios, também em Portugal.

EUA em números

Actualmente o país conta com mais de 2.500 empresas a funcionar em regime de franchising, prevendo-se que o sector gere em 2010 mais de mil milhões de euros (dois mil milhões de dólares), tornando-se este mercado uma montra de tendências às quais os mercados internacionais devem estar atentos, sob forma de antecipar o comportamento do franchising nos seus próprios países.

O líder como rosto da empresa

Em épocas de recessão é importante transmitir confiança dentro das empresas. Muitas delegam numa pessoa essa responsabilidade, sendo esta pessoa o rosto do que se passa dentro do seu núcleo empresarial. É no fundo alguém a quem recorrer, a qualquer momento, e a sua imagem representa os valores da própria empresa.

Flexibilidade

Os mais recentes conceitos de negócio franchisados adoptam uma estratégia de flexibilidade para chegar a todos os empreendedores. Quer isto dizer que adoptam modelos como o part-time, uma forma de facilitar a conciliação trabalho/família. Muitas empresas estão actualmente a apostar neste tipo de políticas de contratação, uma mais-valia do sistema de franchising, pois oferece autonomia económica e de gestão ao franchisado.

Trabalhar sem loja

Outra tendência consiste nas franquias que apresentam a opção de funcionamento sem ser necessário haver um espaço físico, ou seja, loja, inclusivamente dando a oportunidade de trabalhar a partir de casa. A dificuldade de financiamento e os custos relacionados com o aluguer de um espaço levam a que muitas pessoas pensem muito bem antes de investir num negócio. Existem muitos conceitos actualmente que proporcionam esta hipótese.

Negócios low cost

No actual cenário esta é a melhor solução para investidores com menos possibilidades económicas. O mercado de franchising oferece um leque de oportunidades verdadeiramente acessíveis para os investidores nacionais, vocacionadas para o auto-emprego e abrangendo diversos sectores.

O emergente papel da mulher

Tal como nos Estados Unidos, existe em Portugal uma tendência crescente de investimento no feminino, em sectores como o de moda, estética e em muitos outros.