Pesquisa Marcas de Franchising

Conceitos franchising

Franchising: conceitos básicos

Alguns dos principais conceitos que se devem conhecer para entrar no sistema de franquicia. + Ver Mais.

pasos franchising

Quando uma empresa decide crescer, através do sistema de franchising, encontra naturalmente uma série de obstáculos, os quais tem que saber enfrentar com firmeza e determinação, para que os sonhos não se transformem em pesadelos. Que regras devem seguir? Que aspectos a ter em conta?

A passagem de uma pequena empresa a grande franchisadora, as adaptações tecnológicas, ou o processo de internacionalização, podem ser processos problemáticos na gestão de um negócio. Ter a noção de que os entraves irão surgir, em qualquer uma das fases de crescimento, pode ajudar a evitar os grandes quebra-cabeças. Muitas empresas franchisadoras conseguiram fazer frente aos desafios com garra, preparando-se, e hoje colhem os resultados do seu esforço.

Um dos primeiros desafios é a mudança de mentalidade quanto à dimensão da empresa. O objectivo desta é converter-se num grande negócio, e para isso o franchising é o modelo ideal. A importância de conferir um valor acrescentado aos serviços que se oferecem, para conquistar franchisados, é igualmente fundamental para o crescimento de qualquer franquia.

A escolha do franchisado certo é determinante para o sucesso ou o fracasso de qualquer companhia, e por isso há que encontrar franchisados que sejam capazes de “vender” e representar a marca da melhor forma.

Internacionalizar, um problema?

Um outro desafio que se coloca a qualquer empresa, que quer crescer segundo o modelo de franchising, é a internacionalização. Para sair para o estrangeiro há que seguir um plano estratégico cuidadosamente estudado, e ter em conta todos os factores que podem fazer com que a empresa triunfe, ou fracasse. Para que este processo seja bem sucedido, a estratégia deve desenvolver-se a partir da Unidade central.

A maioria das empresas que vão para o estrangeiro, fazem-no através de Masters, e por isso, é de extrema importância conhecer a fundo o sócio ao qual vai entregar o seu negócio. Outro dos aspectos que pode ser um problema no processo de internacionalização, prende-se com as questões de legislação do país seleccionado, pelo que é essencial haver um estudo prévio, e aprofundado, sobre o mercado onde se pretende fixar.

Apostar na adequação e reestruturação

A reestruturação empresarial e a adequação tecnológica são desafios que qualquer empreendedor deve enfrentar, e apostar nestes dois pilares pode garantir um processo eficaz na passagem de pequena empresa a grande franchisadora. Assim, há que organizar os diferentes departamentos, para que possam oferecer os serviços necessários aos franchisados, e para que haja uma saudável comunicação entre ambas as partes.

Um dos aspectos que não deve ser descurado é a adequação formativa, sempre exigida no sector de franchising. É segundo uma forma de formação inicial, e contínua, que a franquia assegura o apoio na transmissão do Know-How a todos os membros que compõem a rede comercial, transmissão essa que é vital para o crescimento e homogeneidade da rede. Em conclusão, se o ciclo formativo se apresenta de forma bastante completa, e se desenvolve uma base sólida para os franchisados de uma cadeia, a rede poderá fazer frente aos desafios que se colocam sempre neste sector de actividade, extremamente competitivo. Para isso, não há nada como estar preparado para os enfrentar, antes mesmo de começar.

Novos Franchisings

Artigos

O início de uma grande caminhada começa com pequenos passos

Quando uma empresa decide crescer, através do sistema de franchising, encontra naturalmente uma série de obstáculos, os quais tem que saber enfrentar com firmeza e determinação, para que os sonhos não se transformem em pesadelos. Que regras devem seguir? Que aspectos a ter em conta?

Ler mais...

Perguntas que devem ser feitas antes de investir numa franchising

Antes de investir num franchising deve fazer um estudo sobre o que você quer, o que tem, o que pode fazer, e observar cuidadosamente quais os benefícios que podem ser obtidos através desta nova oportunidade de negócio. A consultora BeFranquicia diz-lhe 5 perguntas que deve fazer a si próprio antes de comprar um franchising.

Ler mais...