Pesquisa Marcas de Franchising

Conceitos franchising

Franchising: conceitos básicos

Alguns dos principais conceitos que se devem conhecer para entrar no sistema de franquicia. + Ver Mais.

Em linhas gerais, podia-se dizer que quando uma empresa permite a um investidor usar o seu nome, a sua imagem corporativa completa, o seu modelo de negócio para obter a sua entrada, existe uma franquia.

Á empresa proprietária do nome, a imagem e os conhecimentos denomina-se franchisador enquanto que o investidor adquire a utilização desse activos durante um tempo determinado e numas condições concretas é conhecido como franchisado.

As principais características que marcam o funcionamento deste sistema são:

  • Colaboração contínua entre franchisador e os seus franchisados individuais, tanto legal como financeiramente.
  • O franchisador concede aos seus franchisados o direito e a obrigação de levar o negócio de acordo com umas pautas definidas e com êxito.
  • Este direito faculta ao franchisado, em troca de uma contraprestação económica, a utilização do nome comercial e a marca do produto e serviços do franchisador.
  • O franchisador deve facilitar além disso aos seus franchisados o “know how” o saber fazer do seu negócio, através de um processo inicial e permanente de formação.
  • Esta associação está determinada pelo marco e a duração de um contrato de franquia escrito, pactuado entre as partes de tal efeito.

Novos Franchisings