Pesquisa Marcas de Franchising

Conceitos franchising

Franchising: conceitos básicos

Alguns dos principais conceitos que se devem conhecer para entrar no sistema de franquicia. + Ver Mais.

A Telepizza encerrou o primeiro semestre com vendas em sua rede de lojas de 315 milhões de euros. Portanto, tem havido um aumento de 15,8% em relação ao mesmo período de 2017. Enquanto isso, sua cadeia de vendas na Espanha cresceram 3,3% para 182,2 milhões. Assim, o lucro líquido ajustado da franchising aumentou 5%, para 16,2 milhões.

Merece destaque o bom comportamento da rede internacional de estabelecimentos que opera diretamente a Telepizza, excluindo as franchisings master. De fato, suas vendas cresceram 43,2% em relação ao ano anterior. Um aumento que se deve principalmente aos bons resultados da cadeia Apache Pizza na Irlanda. Também às vendas em Portugal, que crescem em dois dígitos. E o desenvolvimento de operações na América Latina.

Tudo isso contribuiu para o EBITDA comparável do grupo de franchisings Telepizza sendo, no final de junho, acima de 35 milhões de euros. Isso representa um aumento de 1,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Enquanto isso, o EBITDA reportado, impactado pelos custos da operação com a Pizza Hut, foi de 26 milhões.

Por seu turno, as receitas totais do Grupo Telepizza atingiram 181,5 milhões de euros. É 0,8% a mais do que um ano atrás. Enquanto isso, o lucro líquido da franchising, ajustado pelo impacto de custos extraordinários no semestre, foi de 16,2 milhões de euros. Ou seja, 5% a mais do que no primeiro semestre de 2017.

Acordo com Pizza Hut

O Grupo Telepizza cumpriu todos os objetivos de negócios para o primeiro semestre. Além disso, superou em grande parte o desafio de manter o crescimento em paralelo com o processo de implementação do acordo estratégico com a Pizza Hut, anunciado em maio passado. Um acordo que transformará completamente a empresa, uma vez que as aprovações das agências correspondentes tenham sido recebidas. Aprovações planejadas para o último trimestre do ano. Tudo somado, a cadeia vai dobrar de tamanho e se tornar o maior mestre de franchising de pizza do mundo.

"O Grupo Telepizza continua fortalecendo sua trajetória de crescimento nos últimos anos. E ele tem feito nos últimos meses um papel importante na consolidação do negócio, o que nos permite manter o objetivo de alcançar um EBITDA superior a 100 milhões de euros para 2021. Tudo isso nos coloca em uma excelente posição para lidar com todas as garantias as oportunidades oferecidas pelo acordo com a Pizza Hut. E assim transformar o Telepizza Group em um operador líder mundial". Isso é indicado por Pablo Juantegui, CEO e Presidente Executivo do grupo de franchisings.

Cronograma de implementação

Quatro meses após assinar a parceria com a Pizza Hut, está cumprindo tudo o que está planejado em seu cronograma de implementação. Em 28 de junho, a Assembléia Geral de Acionistas da Telepizza aprovou este acordo, com 100% dos votos. Além disso, a franchising espera obter todas as autorizações no quarto trimestre, incluindo a do órgão regulador da concorrência comunitária.

Desde maio passado, a franchising Telepizza lançou as mudanças corporativas necessárias. Tudo para garantir a correta aplicação do contrato. Também fortaleceu seu modelo de gestão para enfrentar os importantes desafios imediatos. Entre eles, a responsabilidade de administrar cerca de mil estabelecimentos da cadeia norte-americana Pizza Hut. Além do compromisso de abrir 1.300 novos estabelecimentos nos próximos dez anos.

Nesse período, o grupo de franchisings progrediu em todo o processo de definição dos planos de negócios necessários para aplicar os termos do contrato. Oportunidades de crescimento foram identificadas e os investimentos necessários foram determinados. Da mesma forma, o modelo de sinergias oferecido pelo acordo foi especificado. Especificamente, ele fez um estudo detalhado. Tanto as vantagens do sistema Pizza Hut, quanto as fornecidas pelo sistema Telepizza em todo o território de aplicação da aliança.

Boa recepção e crescimento

O acordo com a franchising Pizza Hut coloca o foco de crescimento nos mercados ibérico e latino-americano. Regiões onde foi muito bem recebido. Por este motivo, e para favorecer a implementação do mesmo, o Grupo Telepizza lançou os diferentes processos de autorização com os correspondentes órgãos de concorrência. Nesta linha, o órgão regulador da competição na Colômbia já deu sua aprovação à operação.

Além disso, o saldo líquido de aberturas dos estabelecimentos do Grupo Telepizza já atingiu um crescimento de 20 novas lojas no primeiro semestre. Assim, a rede de franchisings já chega a 1.627 lojas distribuídas em mais de 20 mercados.

Um forte semestre em inovação para a Telepizza

Para o Grupo Telepizza, a inovação constante é uma das principais alavancas em sua estratégia de crescimento sustentado. Portanto, nos primeiros seis meses de 2018, a rede de franchisings reforçou seu esforço inovador em toda a sua proposta comercial. Não só na incorporação de novas variedades de pizzas. Mas também através do seu compromisso com a digitalização, graças ao lançamento de aplicativos para a formulação de pedidos. Eles estão atualmente em plena capacidade.

Na verdade, o aplicativo Telepizza registrou um crescimento de 41% nas vendas no último semestre. E já representa 30% do total de vendas digitais da franchising popular. Isso mostra que a eficiência deste tipo de ferramentas digitais está permitindo uma melhoria constante. Tanto da oferta comercial, como da eficiência na gestão das encomendas e da trazabilidad do produto.

Novos Franchisings

Artigos

O início de uma grande caminhada começa com pequenos passos

Quando uma empresa decide crescer, através do sistema de franchising, encontra naturalmente uma série de obstáculos, os quais tem que saber enfrentar com firmeza e determinação, para que os sonhos não se transformem em pesadelos. Que regras devem seguir? Que aspectos a ter em conta?

Ler mais...

Perguntas que devem ser feitas antes de investir numa franchising

Antes de investir num franchising deve fazer um estudo sobre o que você quer, o que tem, o que pode fazer, e observar cuidadosamente quais os benefícios que podem ser obtidos através desta nova oportunidade de negócio. A consultora BeFranquicia diz-lhe 5 perguntas que deve fazer a si próprio antes de comprar um franchising.

Ler mais...