Pesquisa Marcas de Franchising

A Foque saiu à rua em Espanha. A empresa, especializada em moda infantil, prepara o lançamento de sua primeira loja no mercado espanhol. O estabelecimento em regime de franchising, ficará em Avilés (Astúrias) abrirá em meados de fevereiro, conforme explicou o diretor-geral do grupo, Pilar Lopez. Em paralelo, a empresa continua a sua expansão internacional e está a ponderar a criação de franchisings em outros locais, tais como México, Colômbia e Miami. "Não é algo que tenhamos em concreto, vamos explorar as opções à medida que recebermos propostas", explica Lopez. "A abertura em Espanha será o teste decisivo", disse a empresa.

 

Com estes primeiros passos no retalho, a Foque mantém um forte compromisso com o canal multimarca. A marca que atua em regime de franchising está presente em mais de 400 pontos de venda em todo o mundo e regularmente participa de feiras internacionais como Pitti Bimbo, Bubble London o Fimi. Esta último, da qual Lopez faz parte do conselho será realizada entre os próximos dias 22 e 24 de janeiro no Pavilhão de Cristal da Casa de Campo de Madrid.

Atualmente, a empresa opera com um único ponto de venda mono marca, também em regime de franchising, na República Dominicana, onde há apenas uma loja. A loja também opera em regime de franchising e foi lançada há dois anos.

A América Latina e América Central são dois mercados estratégicos para a empresa, que, a partir deste ano, vai operar com um novo distribuidor. Além de República Dominicana, a Foque, que atua em regime de franchising, está presente no Panamá, Colômbia e México, o seu primeiro mercado fora de Espanha. No México a empresa distribui através de loja de departamento Palacio de Hierronos.

"O nosso conceito é adequado ao mercado mexicano e estar no Palacio de Hierronos tem uma grande visibilidade, por isso esperamos continuar a crescer no país este ano", diz Lopez.

A rede de franchising também começou a operar com um novo distribuidor na China, onde espera começar a vender em shopping centers. Um dos desafios para 2016 é expandir a marca a países árabes. "É o nosso desafio excepcional este ano", diz Lopez. A marca já começou a operar no Kuwait e começaram as negociações com um parceiro local para impulsionar a sua expansão nesta área.

Durante o ano passado, as vendas da empresa no estrangeiro atingiram 50% do volume de negócios, em comparação com 40% no ano anterior, impulsionado pelo crescimento em Portugal, Inglaterra e China. "Estamos também a explorar mercados como a Nova Zelândia e Austrália, onde os clientes gostam muito da moda europeia", disse a rede de franchising.

O grupo fechou 2015 com um crescimento de entre 5% e 6%. Em 2014, o volume de negócios de Foque situou-se em 3,5 milhões de euros. A empresa, com sede em Nigrán (Pontevedra), é uma das mais antigas em moda infantil em Espanha. Fundada em 1962 por Pilar Blanco, mãe do atual CEO. Lopez entrou para a estrutura da marca há treze anos. Com a sua chegada à marca, a empresa que atua em regime de franchising, reforçou o seu compromisso internacional e expandiu a coleção com novas linhas de acessórios e calçados.

A empresa continua a produzir na sua sede e atualmente emprega 25 pessoas.

Novos Franchisings

Artigos

O início de uma grande caminhada começa com pequenos passos

Quando uma empresa decide crescer, através do sistema de franchising, encontra naturalmente uma série de obstáculos, os quais tem que saber enfrentar com firmeza e determinação, para que os sonhos não se transformem em pesadelos. Que regras devem seguir? Que aspectos a ter em conta?

Ler mais...

Perguntas que devem ser feitas antes de investir numa franchising

Antes de investir num franchising deve fazer um estudo sobre o que você quer, o que tem, o que pode fazer, e observar cuidadosamente quais os benefícios que podem ser obtidos através desta nova oportunidade de negócio. A consultora BeFranquicia diz-lhe 5 perguntas que deve fazer a si próprio antes de comprar um franchising.

Ler mais...