A empresa abriu cinco lojas em 2015 e pretende abrir três a quatro novas lojas este ano e no próximo. A Kibuc terceirizou a produção em diferentes fábricas em Espanha, Portugal e, ocasionalmente, da Itália.
A cadeia de móveis Kibuc espera crescer 15% este ano e chegar perto de 50 milhões de euros de facturação, enquanto prepara a sua expansão pelo território espanhol, depois de consolidar a sua presença na Catalunha.
A Kibuc, tem sede em Cardedeu (Barcelona) e nasceu em 1993 como uma compra de vinte empresas catalãs, embora em 2000 se tenha estabelecido como uma franchising.
A empresa, que fechou 2015 com vendas de 43 milhões de euros, 8% a mais que no ano anterior, atualmente tem uma equipa de 510 pessoas e uma rede de 52 lojas em diferentes regiões.
Com 30% do mercado, a Catalunha é a principal área de implementação da Kibuc, que nos próximos meses vai abrir novas lojas em Vilanova e L'Hospitalet de Llobregat, em Barcelona, e também não descarta a abertura noutras cidades como Tarragona, Sabadell (Barcelona), Terrassa (Barcelona) ou Reus (Tarragona).
"Queremos consolidar a nossa presença na Catalunha e, em seguida, começamos a perguntar-nos se nos iremos expandir para outras áreas", diz o presidente da Kibuc, Xavier Soria, salientando-se, em qualquer caso, que "não tem pressa" para realizar esse crescimento.
A Kibuc já tem uma forte presença no País Basco, mas vê "boas oportunidades " em Madrid e também quer crescer em Zaragoza, Galiza, Andaluzia e na área do Levante espanhol.
A chegada ao mercado externo, no entanto, é algo que ainda "está muito longe" para a Kibuc.
Apesar da crise económica que tem caracterizado o setor dos móveis e decoração nos últimos anos, o setor Kibuc conseguiu crescer significativamente, graças ao foco em produtos de personalização e adequada relação qualidade-preço.
A Kibuc conseguiu diferenciar-se da concorrência, oferecendo móveis de qualidade a preços acessíveis e tem sido capaz de capturar clientes entre os 35 e os 55 anos, "à procura de uma linha de mobiliário moderna, que é um reflexo de sua própria personalidade. "
Xavier Soria observa que a multinacional sueca Ikea tem um mercado diferente da Kibuc: "Nós não consideramos concorrentes diretos, mas complementares, porque os valores que têm em termos de produto, preço e qualidade não tem nada a ver com os nossos", explica.