Pesquisa Marcas de Franchising

Conceitos franchising

Franchising: conceitos básicos

Alguns dos principais conceitos que se devem conhecer para entrar no sistema de franquicia. + Ver Mais.

O Porto é o distrito do país que os empreendedores e empresários de franchising consideram prioritário para a expansão das suas redes. De acordo com os dados do 22º Censo do Franchising 2016, realizado pela IFE – International Faculty for Executives e pelo ISCTE, o Porto reúne 6,7% das preferências nas intenções de expansão em franchising, seguindo-se Lisboa (6,4%) e Faro (6,1%).

Carlos Santos, Business Development Manager da IFE, explica que “na generalidade todos os distritos nacionais são áreas alvo de expansão. Ainda assim, mantém-se a tendência verificada nos últimos anos com o distrito do Porto a destacar-se.”

Em 2016, o franchising representou 2,79% do PIB nacional, com um volume de negócios de 5,2 mil milhões de euros e 117 450 postos de trabalho, que correspondem a 2,55% do emprego em Portugal.

Com 574 marcas a operar em Portugal em 2016, mais 36 do que no ano anterior, os serviços continuam a ser o principal setor no franchising em Portugal, representando 57,3% dos conceitos. O segundo setor mais representado é o Comércio com 29,4%, tendo subido 0,24%, revelando uma tendência de crescimento que acompanha a evolução a que se tem assistido nesta área de negócios no contexto económico nacional. Apurou-se também um crescimento de 1,24% no setor da restauração, ao qual pertence 13,2% dos negócios em franquia.

Novos Franchisings

Artigos

O início de uma grande caminhada começa com pequenos passos

Quando uma empresa decide crescer, através do sistema de franchising, encontra naturalmente uma série de obstáculos, os quais tem que saber enfrentar com firmeza e determinação, para que os sonhos não se transformem em pesadelos. Que regras devem seguir? Que aspectos a ter em conta?

Ler mais...

Perguntas que devem ser feitas antes de investir numa franchising

Antes de investir num franchising deve fazer um estudo sobre o que você quer, o que tem, o que pode fazer, e observar cuidadosamente quais os benefícios que podem ser obtidos através desta nova oportunidade de negócio. A consultora BeFranquicia diz-lhe 5 perguntas que deve fazer a si próprio antes de comprar um franchising.

Ler mais...