Pesquisa Marcas de Franchising

Conceitos franchising

Franchising: conceitos básicos

Alguns dos principais conceitos que se devem conhecer para entrar no sistema de franquicia. + Ver Mais.

O Grupo Dia registou vendas brutas no valor de 4.600 milhões de euros no primeiro semestre do ano. Ou seja, 1,4% a mais que no mesmo período do ano anterior. As vendas comparáveis da franchising em Espanha aumentaram 0,3% e no Grupo, 1,8%. Por seu turno, o EBITDA ajustado situou-se em 226 milhões de euros, menos 14,6%. E o resultado líquido ajustado caiu 44%, para 66,1 milhões.

Além disso, no primeiro semestre do ano, a franchising remodelou 903 lojas. No entanto, mantém o nível de reconversões de 1.090 lojas para todo o ano de 2018. Em junho, o Grupo Dia contava com uma rede de 7.409 lojas.

Planos do Dia do Grupo para este ano

Em 2018, o foco da empresa centra-se na abertura de novas lojas e remodelação de suas lojas Minipreço em Portugal.

O Grupo Dia espera que o ano de 2018 também seja marcado pelo impulso das compras online em todos os mercados em que atua. E, até 2020, a franchising planeja levantar 120 milhões de euros em vendas de comércio eletrônico. Além disso, este ano espera quadruplicar o número de usuários do seu aplicativo, que tem mais de 800.000 usuários registrados.

Sobre o Dia

O Grupo Dia é uma franchising espanhola de distribuição internacional criada em 1979 em Madri e presente em cinco países. Especificamente, na Espanha, Portugal, China, Argentina e Brasil.

Um Portugal chegou em 1993, com a abertura do primeiro supermercado Dia em Lisboa.

Este grupo é uma referência no setor de distribuição. Possui mais de 39.000 funcionários e mais de 7.400 lojas. Destes, mais de 40% são franchisings, o que significa cerca de 2.800 supermercados. Além disso, o Grupo Dia possui 35 plataformas logísticas com uma área total de mais de 670.000 metros.

O Grupo Dia terminou o ano de 2017 com vendas brutas sob insígnia de cerca de 10,3 mil milhões de euros. Um crescimento de 1,5% face ao período homólogo.

Sobre a Minipreço

A Minipreço abriu a sua primeira loja em Lisboa em 1979. Lançamento pioneiro e inovador, baseado no conceito de desconto. Tinha um alcance limitado a preços reduzidos e produtos de marca própria.

Em 1998, foi adquirido pelo Grupo Dia. Até o momento, a Minipreço possui mais de 575 lojas, das quais mais de 300 são franchisings. Além disso, possui um catálogo de mais de 3.500 produtos.

Novos Franchisings

Artigos

O início de uma grande caminhada começa com pequenos passos

Quando uma empresa decide crescer, através do sistema de franchising, encontra naturalmente uma série de obstáculos, os quais tem que saber enfrentar com firmeza e determinação, para que os sonhos não se transformem em pesadelos. Que regras devem seguir? Que aspectos a ter em conta?

Ler mais...

Perguntas que devem ser feitas antes de investir numa franchising

Antes de investir num franchising deve fazer um estudo sobre o que você quer, o que tem, o que pode fazer, e observar cuidadosamente quais os benefícios que podem ser obtidos através desta nova oportunidade de negócio. A consultora BeFranquicia diz-lhe 5 perguntas que deve fazer a si próprio antes de comprar um franchising.

Ler mais...