Pesquisa Marcas de Franchising

Conceitos franchising

Franchising: conceitos básicos

Alguns dos principais conceitos que se devem conhecer para entrar no sistema de franquicia. + Ver Mais.

Espanha e Portugal continuarão a ter lojas da Toys 'R' Us. E, apesar do fato de a controladora norte-americana ter fechado, sua subsidiária na Península Ibérica conseguiu "salvar os móveis". Tudo graças à entrada de um novo investidor: o fundo Português Green Swan, que foi feito com 60% da empresa. Assim, o fabricante de brinquedos começa um novo período em que decidiu abrir franchisings e se reinventar.

A Toys 'R' Us Iberia planeja abrir 35 novas lojas na Espanha e em Portugal. Destes, 25 estarão em formato de franchising e o restante será de propriedade. Além disso, o seu reforço também consistirá em reforçar as vendas on-line e melhorar a experiência de compra, com novos espaços em suas lojas, onde as crianças podem experimentar brinquedos e os funcionários podem demonstrar.

Uma grande exibição para o fabricante de brinquedos reforçará sua equipe. Na verdade, já para a campanha de Natal é esperado ter cerca de 2.000 funcionários, em comparação com os atuais 1.300.

Toys 'R' Us Express, o novo formato de franchising

A nova etapa do brinquedo popular traz consigo um decidido compromisso com o formato de franchising. E a escola decidiu começar a franchisar suas pequenas lojas. Eles serão chamados Toys 'R' Us Express e seu objetivo é abrir em torno de 25 em cinco anos. Além disso, cada um deles envolverá a criação de entre 15 e 20 novos empregos. E, claro, eles permitirão que a empresa se estabeleça em cidades menores e no centro das capitais.

Em paralelo, a Toys 'R' Us manterá as suas próprias lojas de grande formato, com superfícies próximas de 3.500 m2. Neste caso, adicionará 10, com uma ou duas aberturas por ano.

Além disso, as vendas dessas lojas próprias e franchisings de comércio especializado, somarão as do canal online. E é que outro dos pilares fundamentais a ser promovido pela Toys 'R' Us será o do e-commerce. Um segmento em que a empresa considera necessário estar neste momento.

Lojas renovadas

A lavagem do rosto da Toys 'R' Us Iberia passa a renovar as 61 lojas que possui na Península. Ambos 51 da Espanha e 10 de Portugal. O objetivo é reconvertê-los em espaços onde cada cliente pode desfrutar de uma experiência de compra completa. Um processo que começou em meados de setembro na loja do shopping center Islazul, em Madri, e que este mês de outubro começou a ser implementado nos demais pontos de venda da rede.

As novas lojas terão espaços específicos para os funcionários demonstrarem como cada brinquedo é usado. Além disso, as crianças podem experimentá-las. Haverá também oficinas de matemática e ciências para os pequenos, além de palestras para os pais. E novas seções serão lançadas. Entre eles, um para avós e outro para crianças "adultas". A isso será adicionado o espaço oferecido aos empresários do setor que querem apresentar à Toys 'R' Us seus brinquedos e inovações.

Para cumprir este forte compromisso de fortalecer os laços com o cliente, a Toys 'R' Us reforçará sua força de trabalho. Nesse sentido, realizará entre 150 e 200 novas contratações.

Mais fornecedores locais

Outro desafio marcado pela Toys 'R' Us Iberia é aumentar em 25% o número de fornecedores locais. Ou seja, sua intenção é substituir seus fornecedores internacionais -a maioria deles fabricantes chineses- por produtores nacionais. Um movimento com o qual, além de reduzir custos e ganhar flexibilidade para se adaptar a novos gostos e tendências, ajudará a gerar cerca de 1.000 empregos indiretos.

Então, a Toys 'R' Us Iberia foi salva da falência

Não depende mais de EE UU Agora, a Toys 'R' Us Iberia pertence à sua antiga equipe de gestão e à Green Swan. Este fundo português comprou 60% da empresa em agosto passado, após um investimento de 80 milhões de euros.

Esses novos proprietários salvaram-no de um fechamento que, ao contrário, ocorreu nos EUA, depois de aceitar a falência há um ano. Mas os buracos vieram de longe. Já em 2005, a empresa controladora evitou a falência de credores, deixando-a cair nas mãos de fundos abutres. Uma estratégia fracassada que culminou, 13 anos depois, com a falência da loja de brinquedos.

A casa emitiu em março passado a ordem de liquidação de todas as suas subsidiárias, mas os espanhóis recusaram. Sua equipe de administração enfrentou-o com manobras dilatórias, com o único objetivo de ganhar tempo enquanto um novo investidor aparecia. Por um lado, foi necessário contestar a subsidiária imobiliária Toys 'R' Us Iberia Real Estate, proprietária de 28 lojas na Península. Desta forma, ele impediu os fundos de vendê-lo. E, por outro lado, também declarou as holdings das ações em concorrência, o que significava que os novos administradores das ações não poderiam ser nomeados. Alguns movimentos bem sucedidos, porque naquele impasse surgiu Green Swan e salvou o negócio na Espanha e em Portugal.

O processo foi longo e árduo, embora agora continue a ser visto se o novo plano de negócios funcionar. Os novos proprietários são muito otimistas: o projeto é viável. Por enquanto, eles têm garantido o uso da marca Toys 'R' Us por 20 anos, então sua notoriedade e reconhecimento terão um papel importante no sucesso do negócio. Além disso, o firme compromisso de abertura de franchisings também marcará pontos a seu favor.

Novos Franchisings

Artigos

O início de uma grande caminhada começa com pequenos passos

Quando uma empresa decide crescer, através do sistema de franchising, encontra naturalmente uma série de obstáculos, os quais tem que saber enfrentar com firmeza e determinação, para que os sonhos não se transformem em pesadelos. Que regras devem seguir? Que aspectos a ter em conta?

Ler mais...

Perguntas que devem ser feitas antes de investir numa franchising

Antes de investir num franchising deve fazer um estudo sobre o que você quer, o que tem, o que pode fazer, e observar cuidadosamente quais os benefícios que podem ser obtidos através desta nova oportunidade de negócio. A consultora BeFranquicia diz-lhe 5 perguntas que deve fazer a si próprio antes de comprar um franchising.

Ler mais...