Pesquisa Marcas de Franchising

Conceitos franchising

Franchising: conceitos básicos

Alguns dos principais conceitos que se devem conhecer para entrar no sistema de franquicia. + Ver Mais.

A Zena Alsea e o Grupo Vips vão integrar seus negócios na Espanha e em Portugal. Após essa operação, o grupo resultante administrará mais de 1.000 restaurantes e um portfólio de 10 franchisings comerciais. Além disso, terá vendas de mais de 800 milhões de euros em 2018, tornando-se o principal operador de restaurantes no mercado ibérico.

Alsea (Alsea SAB de CV listada na bolsa de valores do México) e os acionistas da Sigla, SA, controladora do Grupo Vips, chegaram a um acordo pelo qual Food Service Project, uma empresa detida a 100% pela Alsea e proprietário da A maior parte do Grupo Zena em Espanha desde 2014, vai adquirir 100% da Sigla, SA A avaliação do negócio do Grupo Vips é estimada em 500 milhões de euros após a dívida. Em paralelo, seus atuais acionistas, a família Arango e a ProA Capital, reinvestirão 75 milhões, através de um aumento de capital, no Food Service Project. Assim, eles se tornarão acionistas minoritários da mesma, com uma participação de aproximadamente 8%.

O grupo resultante faturará mais de 800 milhões de euros na Espanha e em Portugal e administrará mais de 1.000 restaurantes. Como resultado desta operação, terá uma carteira de 10 franchisings comerciais no mercado ibérico. Especificamente, de Foster Hollywood, Vips, da Domino Pizza, Starbucks, Ginos, Burger King, sextas-feiras, La Vaca, Canas y Tapas e Wagamama. Além disso, terá mais de 20.000 funcionários, incluindo unidades próprias e franchisadas. E com um EBITDA de mais de 100 milhões de euros.

A operação será comunicada às autoridades de concorrência e aguardará a aprovação da CNMC (Comissão Nacional do Mercado da Concorrência). Assim, será fechado assim que o referido corpo der o seu consentimento.

O sucesso de Alsea...

A Alsea, listada na Bolsa Mexicana de Valores, é a principal operadora de restaurantes da América Latina. De fato, possui mais de 3.500 restaurantes no México, Argentina, Chile, Colômbia, Brasil e Uruguai. Seu portfólio de marcas nesta parte do mundo é composta de franchisings Domino’s Pizza, Starbucks, Burger King, pimentão, Italianni de, California Pizza Kitchen, Vips, The Cheesecake Factory, El Porton e PF Changs. Em 2014, o grupo mexicano entrou na Espanha através da aquisição da Zena.

Antes da compra do Grupo Vips, a Alsea tinha mais de 3.500 restaurantes. E registrou vendas anuais perto de mais de 2.000 milhões de euros.

... e o sucesso da Vips

A família Arango fundou a marca Vips na Espanha em 1969, estabelecendo as bases da Sigla, atualmente Grupo Vips. Isso cresceu rapidamente na Espanha, tornando-se o carro-chefe da empresa. Ao mesmo tempo, ampliou e diversificou seu portfólio, crescendo com a incorporação de novas franchisings hoteleiras e de varejo.

Hoje em dia, o Grupo Vips é um dos principais grupos de restauração espanhola. Opera mais de 450 estabelecimentos, 5 marcas reconhecidas. Especificamente, Vips (em dois formatos: Cafés e Smart), Ginos, Starbucks, sextas e wagamama. Este grupo de franchisings encerrou o ano de 2017 com faturamento de 415 milhões de euros.

Avaliação da operação

Alberto Torrado, Presidente do Conselho de Administração da Alsea, afirmou: "A Alsea opera com sucesso na Espanha há mais de quatro anos. O que nos dá muita confiança para continuar construindo nesta base. Através deste acordo, conseguimos consolidar nossa estratégia de crescimento na Alsea Europe. Adicionando importantes franchisings em seus mercados e aumentando nossa presença geográfica no continente. Essa oportunidade reforça ainda mais o anúncio que fizemos sobre as negociações para adquirir a operação Starbucks na França e Benelux, com a qual vamos estender nossa presença, além de Espanha, França, Portugal, Bélgica, Holanda, Luxemburgo e Andorra. Com isso, continuamos com nosso projeto de longo prazo na região. Com um importante potencial de expansão e as sinergias operacionais e administrativas que, com certeza, gerarão valor na Alsea. É uma grande satisfação para nós darmos esse impulso ao nosso crescimento. Integrar um grupo da qualidade e trajetória de sucesso que o Grupo Vips teve".

Da mesma forma, Plácido Arango García-Urtiaga, presidente do Grupo Vips, afirmou: "É uma operação que faz todo o sentido para ambas as partes. E as sinergias que surgirão darão origem ao principal grupo de restauração na Espanha e em Portugal. O Grupo Vips está mais forte do que nunca. E a integração dos nossos negócios com a da Alsea-Zena nos permitirá dar o salto para o qual estamos nos preparando”.

ING, Garrigues e Cuatrecasas atuaram como consultores financeiros e advogados para o comprador. Enquanto Linklaters atuou como consultor jurídico do vendedor. EY fez Due Diligence.

Novos Franchisings

Artigos

O início de uma grande caminhada começa com pequenos passos

Quando uma empresa decide crescer, através do sistema de franchising, encontra naturalmente uma série de obstáculos, os quais tem que saber enfrentar com firmeza e determinação, para que os sonhos não se transformem em pesadelos. Que regras devem seguir? Que aspectos a ter em conta?

Ler mais...

Perguntas que devem ser feitas antes de investir numa franchising

Antes de investir num franchising deve fazer um estudo sobre o que você quer, o que tem, o que pode fazer, e observar cuidadosamente quais os benefícios que podem ser obtidos através desta nova oportunidade de negócio. A consultora BeFranquicia diz-lhe 5 perguntas que deve fazer a si próprio antes de comprar um franchising.

Ler mais...